Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Nova tecnologia protege madeira contra apodrecimento

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/12/2004

Nova tecnologia protege madeira contra apodrecimento

Pesquisadores da Universidade de Alberta, Canadá, desenvolveram uma nova tecnologia ambientalmente correta para a proteção de estruturas de madeira contra fungos, apodrecimento e até mesmo contra o ataque de cupins. A tecnologia ainda está em análise pelas autoridades canadenses, mas já foi aprovada pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.

Os principais beneficiados pela nova tecnologia serão produtos compostos de madeira, ou aglomerados estruturais, chamados painéis de partículas orientadas, mais conhecidos pela sigla OSB, do inglês "Oriented StrandBoard".

A tecnologia envolve a incorporação de cristais de vidro amorfo nos painéis OSB junto com a resina utilizada no seu processo de produção. Os cristais são misturados aspergindo-se pó de borato de cobre sobre as chapas antes que elas sejam pressionadas para se tornarem um painel.

"Um dos maiores desafios que os construtores enfrentam hoje são os fungos e o apodrecimento no interior das paredes," afirma Rob WellWood, gerente do setor de desenvolvimento da Universidade. "O papel de nossa unidade é se associar com a indústria para resolver problemas como este e para desenvolver tecnologias que irão adicionar valor à indústria de compósitos de madeira."

A tecnologia foi licenciada para a empresa Genics Inc. e será comercializada com o nome de CobraCrush.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Construção Civil

Mais tópicos