Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Motocicletas emitem quantidades desproporcionalmente elevadas de poluentes

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/01/2006


As motocicletas, em seu conjunto, emitem 16 vezes mais hidrocarbonetos, três vezes mais monóxido de carbono e uma quantidade "desproporcionalmente alta" de outros poluentes do ar, quando comparadas com os carros de passageiros. A conclusão é de um estudo feito por pesquisadores suíços e publicado no último exemplar do jornal Environmental Science & Technology.

Os autores do estudo, Ana-Marija Vasic e Martin Weilenmann, descobriram que, ao contrário do que se imaginava, tanto as motocicletas de quatro tempos quanto as de dois tempos, emitem muito mais poluentes do que os motores de automóveis.

Ao contrário dos automóveis, os fabricantes de motocicletas até hoje não se preocuparam com a instalação de sistemas de tratamento dos resíduos da combustão, os chamados catalisadores. No entanto, segundo o estudo, uma única motocicleta emite mais poluentes do que um grande veículo utilitário esportivo.

Nos Estados Unidos, uma norma recente da instituição de proteção ambiental daquele país, que deverá entrar em vigor em 2010, obriga a redução em 60% da emissão, pelas motocicletas, de hidrocarbonos e óxidos de nitrogênio.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Poluição
  • Veículos

Mais tópicos