Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Poço de carbono irá criar floresta artificial

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/10/2006

Poço de carbono irá criar floresta artificial

Nos anos recentes, o volume de CO2 liberado na atmosfera passou a ser o foco principal de atenção de todos os que se preocupam com a saúde do meio-ambiente em termos globais.

Agora, pesquisadores brasileiros e franceses, trabalhando conjuntamente, vão criar um "poço de carbono". Não se trata de nenhuma cisterna, de onde se possa retirar ou depositar carbono, mas de uma floresta, criada artificialmente.

O experimento é de longo prazo. Durante os 40 anos previstos para a duração da experiência, os cientistas poderão acompanhar em detalhes todo o processo de captura e liberação de carbono em uma área definida, coberta por uma massa vegetal também controlada.

O principal objetivo é quantificar a absorção e a liberação do carbono na atmosfera. O trabalho será feito pela Agência Nacional de Florestas e pela ONG franco-brasileira Pro-Natura International, em uma área de 5.000 hectares localizada no estado de Mato Grosso. Todo o experimento será financiado pela fabricante de automóveis Peugeot.

O poço de carbono envolverá o plantio de nada menos do que 10 milhões de árvores, recuperando a floresta em uma área em que a cobertura vegetal original foi devastada e transformada em pastagem.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Monitoramento Ambiental
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Fontes Alternativas de Energia

Mais tópicos