Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Equipamento reduz consumo de água de chuveiro em 30 por cento

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/11/2006

Equipamento reduz consumo de água de chuveiro em 30 por cento

Cientistas australianos inventaram um equipamento que, quando conectado a um chuveiro comum, preenche as gotas de água com uma minúscula bolha de ar. O resultado é que o chuveiro continua passando a mesma sensação de estar molhando a pessoa com a mesma intensidade - mas gastando muito menos água.

Segundo os pesquisadores do Instituto CSIRO, o volume do jato de água aumenta, mas a quantidade de água utilizada é reduzida em 30 por cento. Embora a idéia de se utilizar um chuveiro aerado não seja nova, os pesquisadores australianos, depois de dois anos de pesquisas, conseguiram construir um equipamento que é mais eficaz e mais econômico do que as alternativas anteriores.

O dispositivo de aeração é um pequeno bocal que se encaixa na saída de um chuveiro normal. O bocal funciona a partir do efeito Venturi - um pequeno tubo cujo diâmetro varia, criando uma diferença na pressão e na velocidade da água que passa através dele.

O ar é sugado para dentro do tubo Venturi devido a um "vácuo" relativo que se cria em seu interior, fazendo com que a água e o ar se misturem, formando as pequenas bolhas de ar no interior das gotas de água. "Nós tornamos ocas as gotas de água do jato e as bolhas expandem o volume da água do chuveiro," diz o pesquisador Jie Wu.

Pesquisas com voluntários demonstraram que as pessoas não detectam diferenças na pressão da água, na sensação e na percepção geral do banho. Os pesquisadores agora estão procurando parceiros na indústria para que o produto chegue ao mercado.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Construção Civil

Mais tópicos