Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Navio inovador consegue recuperar petróleo derramado em mar agitado

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/01/2007

Navio inovador consegue recuperar petróleo derramado em mar agitado

Acidentes com grandes navios petroleiros têm tido uma grande participação na triste história dos desastres ambientais. Carregados com centenas de milhares de toneladas de petróleo, esses gigantescos navios fazem um estrago de proporções equivalentes, que se espalham por milhares de quilômetros.

Existem várias tecnologias para recuperação de petróleo derramado. O problema é que quase nunca essas tecnologias podem ser empregadas em todo o seu potencial simplesmente porque as condições climáticas não permitem. Acidentes com grandes navios quase sempre acontecem associados a condições de tempo adversas e as ferramentas de recuperação foram projetadas para uso em mar calmo.

Agora um grupo de pesquisadores europeus resolveu atacar de frente esse problema. Eles vão começar a construir um navio de recuperação de óleo derramado que foi projetado justamente para operar em mar extremamente agitado, a condição prática onde ele é mais necessário.

Trimaram

O navio tem uma estrutura de três cascos - chamada trimaram - com 138 metros de comprimento e 38 metros de largura. Os dois cascos laterais ajudam a estabilizar o navio, tornando-o capaz de suportar ventos de força nove e mares com agitação de até força sete. Mais importante, os dois cascos criam dois canais com oito metros de largura de águas calmas onde os equipamentos de recuperação de óleo podem funcionar a todo vapor.

Os equipamentos de recuperação são uma correia transportadora, que recupera até 99% do óleo mais viscoso, e uma barragem feita com material leve, que dá o acabamento final ao trabalho, retirando o óleo mais leve.

O navio terá ainda dois pequenos botes controlados remotamente, dotados de sensores de toxicidade e explosivos, que poderão ser enviados como batedores à frente do navio, determinando a volatilidade do vazamento.

A capacidade projetada do trimaram é de 6.000 toneladas de óleo recuperado. Podendo viajar a uma velocidade de até 20 nós, seus projetistas acreditam que isto o torna capaz de chegar rapidamente aos locais dos acidentes.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Monitoramento Ambiental
  • Robôs
  • Veículos

Mais tópicos