Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Irrigação sob medida será possível com redes de sensores

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/06/2007

Irrigação sob medida será possível com redes de sensores

Saber quando irrigar uma plantação não é algo que se possa chamar de uma ciência exata. Divididos entre perder produtividade e desperdiçar água e energia elétrica, os administradores das grandes fazendas irrigadas normalmente optam pela segunda alternativa.

Irrigação sob medida

Agora, pesquisadores da Universidade do Colorado, Estados Unidos, desenvolveram uma tecnologia que poderá automatizar totalmente a tarefa de ligar e desligar os sistemas de irrigação, obtendo o melhor dos dois mundos: maior produtividade e menor consumo de energia e água.

A solução é baseada nas redes de sensores (sensornets), uma tecnologia emergente que captura dados de pequenos sensores espalhados por uma grande área, processando os dados em tempo real em um computador central (veja Redes de sensores terão computadores de 1 mm cúbico).

Deficiência de água

A espessura das folhas é um indicador privilegiado da deficiência de água nas plantas. De posse dessa informação, os cientistas desenvolveram um minúsculo sensor que pode ser colocado nas folhas como se fosse um clipe de papel. Dotados de minúsculos transmissores de rádio, esses sensores fazem continuamente a medição da espessura das folhas e transmitem os dados para o computador central.

Quando a espessura das folhas atinge um limite definido, o computador aciona o sistema de irrigação. O sistema computadorizado tem dados suficientes para saber por quanto tempo a irrigação deve permanecer ligada. Mesmo esse tempo é continuamente ajustado, de acordo com os dados coletados dos sensores.

A nova tecnologia foi licenciada para a Empresa AgriHouse, que afirma que ela é muito mais precisa do que os atuais mecanismos de monitoramento da umidade no solo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sensores
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Monitoramento Ambiental
  • Transmissão de Dados

Mais tópicos