Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Erosão e voçorocas agora podem ser mapeadas do espaço

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/08/2007

Erosão e voçorocas agora podem ser mapeadas do espaço

Um pesquisador da Universidade de Wageningen, na Holanda, desenvolveu uma técnica para reconhecer automaticamente valas causadas pela erosão a partir de fotos de satélites. Anton Vrieling, que desenvolveu o método para sua tese de doutoramento, fez as pesquisas no interior do Brasil.

Voçorocas

O desmatamento causa erosão em diversos níveis. No mais grave deles, o solo é completamente levado pelas águas da chuva e pelo vento, provocando enormes valas, chamadas voçorocas. Combatê-las é um trabalho difícil, demorado e caro. Mas o problema pode ser minimizado se as ações começarem quando a voçoroca não estiver muito grande.

O sensoriamento remoto por satélite por ser a solução, permitindo o monitoramento contínuo de grandes áreas, sem necessidade de deslocamento para o campo. Muitos agricultores não combatem o problema no início por falta de conhecimento técnico.

Mapeando a erosão do espaço

O que Anton Vrieling demonstrou em sua tese é que é possível reconhecer as valas causadas pela erosão nas imagens de satélite devido à forma como elas refletem a luz. Ele desenvolveu um programa de computador que analisa as fotos de satélite automaticamente e reconhece as voçorocas, sem necessidade de intervenção humana.

Mesmo se a erosão estiver em um nível pequeno demais para ser detectada pelas imagens de satélite, o programa consegue determinar o risco da erosão, analisando fatores que a influenciam, como cobertura vegetal, inclinação do terreno, níveis de chuva e características do solo.

Integrando os dados dessa análise com dados espaciais, como informações geológicas e de vegetação, é possível determinar as causas da erosão e, por conseguinte, estabelecer planos de ação para combatê-la.

As pesquisas de campo para a avaliação do programa foram feitas no Triângulo Mineiro, com o apoio do professor Silvio Rodrigues, da Universidade Federal de Uberlândia (MG).

Bibliografia:

Artigo: Mapping erosion from space
Autores: Anton Vrieling
Revista: PhD thesis
Link: http://library.wur.nl/wda/dissertations/dis4137.pdf
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Monitoramento Ambiental
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Satélites Artificiais

Mais tópicos