Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Impactos ambientais da nanotecnologia podem ser maiores do que se pensava

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/08/2007

Impactos ambientais da nanotecnologia
Aglomerado de nanotubos de carbono.
[Imagem: Anastasios John Hart]

Impactos ambientais da nanotecnologia

Os nanotubos de carbono parecem ser o material do século, tão interessantes são suas propriedades e tão grandes suas possibilidades de uso. Mas ninguém deseja ver nascer também uma nova era de indústrias poluidoras.

E há motivos para preocupações. Um estudo que acaba de ser apresentado na reunião anual da Sociedade Americana de Química mostra que os subprodutos resultantes da fabricação dos nanotubos de carbono contêm compostos causadores de câncer, partículas poluidoras do ar e várias outras substâncias que exigem cuidados especiais.

Até agora, todas as análises que tentavam prever os impactos ambientais da nascente indústria de nanotubos de carbono se basearam no estudo da toxicidade dos componentes utilizados na sua fabricação. Esta é a primeira pesquisa que analisa diretamente os poluentes reais gerados e descartados após essa fabricação.

Poluentes e substâncias tóxicas

"Sem este trabalho, os impactos sobre o meio ambiente e a saúde impostos pela indústria de nanotubos de carbono poderia ser grave e difícil de reparar," diz Desirée L. Plata, uma das participantes do estudo.

Os poluentes verificados incluem refrigerantes à base de freon, o éter metil t- butil - MTBE (um aditivo da gasolina), substâncias antichama como os éteres difenil-polibrominados (PBDE) e o surfactante sulfanato de perfluoroctano (PFO). Foram encontrados nada menos do que 15 hidrocarbonos aromáticos, dos quais quatro diferentes tipos de hidrocarbono aromáticos policíclicos, sendo o mais perigoso deles o benzo[a]pireno, um conhecido cancerígeno.

Ações corretivas

Estudos feitos por outros cientistas demonstraram que os nanotubos de carbono podem danificar os pulmões de ratos, mas os riscos exatos para a saúde humana ainda não são conhecidos. Menos ainda se sabe sobre os efeitos potenciais dos subprodutos e rejeitos derivados de seu processo de fabricação.

A principal recomendação do estudo é o desenvolvimento de filtros industriais adequados para se evitar que esses produtos cheguem ao meio ambiente. Outra possibilidade é o desenvolvimento de novas formas de fabricação dos nanotubos de carbono, processos esses que gerem menos toxinas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Filtragem
  • Nanotubos
  • Nanopartículas

Mais tópicos