Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Cascas de ovos recicladas produzem colágeno e hidrogênio

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/10/2007

Cascas de ovos recicladas produzem colágeno e hidrogênio

[Imagem: OSU]

Colágeno da casca de ovo

As cascas talvez sejam o primeiro tipo de embalagem descartável, desenvolvidas pela própria natureza. Agora, uma pesquisa feita na Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, resultou em um processo capaz de reciclar as cascas de ovos, dando-lhe duas destinações nobres e de alto valor econômico.

Como em todo processo de reciclagem, o primeiro passo é limpar as "embalagens usadas". Só que as cascas de ovos não contêm exatamente sujeira. Seu interior é recoberto por uma membrana rica em colágeno, um material que, quando purificado, chega a custar US$1.000,00 o grama.

A equipe do Dr. Liang-Shih Fan desenvolveu um ácido orgânico capaz de remover inteiramente essa membrana interna das cascas de ovos. Cerca de 10% da membrana é constituída de colágeno, que pode ser utilizado tanto pela própria indústria de alimentos quanto para tratamentos médicos, para recuperação de pessoas que sofreram queimaduras graves ou em cirurgias cosméticas.

Produção de hidrogênio

Depois de limpas, as cascas podem ser utilizadas para a captura de dióxido de carbono durante uma reação que gera hidrogênio. "A chave para a produção de hidrogênio puro é separar o dióxido de carbono," explica o cientista.

As cascas de ovo são constituídas de carbonato de cálcio, um dos materiais mais absorventes que existem na natureza. É por isso que ele é um ingrediente importante em produtos como os antiácidos, por exemplo. Depois de um processamento térmico, esse carbonato se decompõe em óxido de cálcio, capaz de absorver gases ácidos, como o dióxido de carbono.

Captura de dióxido de carbono

O Dr. Fan então utilizou esse óxido de cálcio em um processo de produção de hidrogênio conhecido como reação de troca água-gás ("water-gas-shift reaction"). Nesse processo, o hidrogênio é produzido pela gaseificação de combustíveis fósseis, principalmente o carvão. A gaseificação produz monóxido de carbono, que então se combina com a água para produzir dióxido de carbono e hidrogênio. As cascas de ovos processadas capturam o dióxido de carbono e permitem o aproveitamento do hidrogênio puro.

O carbonato de cálcio que forma as cascas de ovos é capaz de capturar dióxido de carbono em um volume equivalente a 78% do seu peso. O Brasil produz anualmente mais de 20 bilhões de ovos de galinha, o que equivale a cerca de 100.000 toneladas de cascas - um potencial para absorver 78.000 toneladas de dióxido de carbono.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Reciclagem e Reaproveitamento
  • Hidrogênio
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Processos Industriais

Mais tópicos