Meio ambiente

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/10/2007

Biotecnologia começa a criar as biofábricas do futuro

[Imagem: Wayne R.Curtis/PSU]

Nanofábricas e biofábricas

Da mesma forma que uma fábrica de microprocessadores de computador atual não lembra em nada a idéia tradicional que se tem de uma fábrica, com seus telhados em degraus e a inseparável chaminé, as fábricas do futuro provavelmente serão muito diferentes das nossas moderníssimas "fábricas limpas." Tanto em termos de dimensões quanto em princípio de funcionamento.

A nanotecnologia já estabeleceu bem o conceito de nanofábrica e nanofabricação, nas quais os produtos são fabricados em controles em nível molecular.

Agora foi a vez da biotecnologia propor seu próprio leiaute para as fábricas do futuro. Cientistas estão relatando um avanço importante rumo à criação de uma biofábrica. Eles conseguiram fazer com que as chamadas "raízes em cabeleira" (hairy roots), uma espécie de raiz com uma disfunção genética, possam ser utilizadas como fábricas naturais para medicamentos, essências para alimentos e vários outros produtos comerciais.

Raízes transgênicas

A nova pesquisa emprega estruturas formadas por uma bactéria comum do solo, que infecta as plantas e incorpora seu próprio DNA no genoma da planta infectada. Introduzindo um gene específico na bactéria, os cientistas conseguem integrar esse gene no DNA da planta anfitriã.

A seguir, a planta anfitriã desenvolve um sistema complexo e disforme de raízes, perto do local da infecção. Estas "raízes cabeludas" podem ser induzidas em culturas de células que liberem o produto do gene inicialmente introduzido - um produto natural ou uma droga à base de uma determinada proteína, por exemplo - com uma estabilidade e uma produtividade impossíveis de se alcançar com a maioria das outras culturas de células vegetais.

Proteína fluorescente

No estudo, ainda inédito, Ka-Yiu San e seus colegas da Universidade de Rice, nos Estados Unidos, afirmam que os cientistas sonham há muito tempo em aproveitar o talento produtivo das raízes geneticamente modificadas para a produção industrial, mas primeiro necessitavam determinar a estabilidade a longo prazo dessas raízes.

Em sua experiência, eles acompanharam uma cultura de raízes transgênicas ao longo de 4,5 anos. No início, eles infectaram uma planta conhecida como mirta com uma bactéria causadora de raízes cabeludas que carrega um gene que codifica uma proteína fluorescente. Com isso eles geraram raízes transgênicas que contêm a proteína fluorescente.

Transferindo as pontas das raízes para um líquido limpo a cada quatro semanas, os pesquisadores criaram uma cultura da raiz que se mostrou geneticamente estável durante todo esse período, fluorescendo apropriadamente em resposta a um sinal químico específico. O DNA integrado permaneceu também inalterado durante toda a experiência. "Esta observação tem implicações importantes para o uso de culturas transgênicas em aplicações industriais," conclui o relatório.

Artigo: Long-Term Maintenance of a Transgenic Catharanthus roseus Hairy Root Line