Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Aviões a jato silenciosos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/03/2002


Uma equipe de engenheiros norte-americanos, chefiada pelo Dr. Anjaneyulu Krothapalli, conseguiu reduzir os ruídos das turbinas de aviões militares, significativamente mais barulhentas do que as dos aviões comerciais.

A pesquisa ainda não chega ao ponto de prometer caças silenciosos, mas promete um grande alívio às populações que habitam próximo a bases militares.

À medida em que o ar é forçado através da turbina, ele acelera tanto que sua pressão é consideravelmente menor do que a alta pressão no interior do motor no momento em que ele é ejetado. Os pesquisadores descobriram que o ruído pode ser reduzido ao se sifonar uma parte do ar atravessando a turbina e forçando-o, a alta pressão, através de uma série de microjatos que circulam ao redor do fluxo principal de exaustão da turbina. Quando os pequenos jatos de alta pressão atingem o jato principal de relativa baixa pressão, verifica-se uma redução no ruído total. Ainda mais ruído pode ser suprimido caso os pequenos jatos, aos invés de ar, joguem água sobre o fluxo principal da turbina.

A equipe já conseguiu uma redução de 5 dB e esperam atingir 10 dB até o final deste ano. A pesquisa concentra-se agora na análise do número ideal de microjatos e na pressão ideal de cada um deles para se atingir o máximo de supressão de ruídos.

Mas os resultados são tão satisfatórios que a Marinha americana já começou a adotar a tecnologia em todos os seus jatos F-18.

A pesquisa está sendo custeada por um contrato de três anos, no valor de US$2,6 milhões, entre o Escritório de Pesquisa Naval e Universidade Estadual da Flórida.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Aviões
  • Veículos
  • Tecnologia Automotiva
  • Compósitos

Mais tópicos