Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Brasil e China lançarão novo satélite ainda em 2002

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/03/2002

Brasil e China lançarão novo satélite ainda em 2.002

O acordo para lançamento de satélites entre o Brasil e a China teve início em julho de 1.988, prevendo o lançamento de dois satélites. O primeiro, batizado de CBERS-1 ("China-Brazil Earth Resources Satellite") foi lançado onze anos depois da assinatura do acordo, em 1999.

Como o primeiro, o CBERS-2 também foi construído pela Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST) e pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE). O lançamento está previsto para ocorrer entre julho e outubro deste ano, a partir da base Taiyuan Satellite Launching Center. O CBERS-2 já foi transportado para a China, a bordo de avião 747, especialmente fretado.

O novo satélite captará imagens com uma resolução de apenas 20 metros. Ele estará numa órbita a 800 quilômetros de altura e, a cada 26 dias, fotografará no mesmo horário a mesma posição na Terra, o que possibilitará uma melhor interpretação e avaliação das imagens obtidas. Como o primeiro, o CBERS-2 é um satélite de sensoriamento remoto, destinado a aumentar a massa de informações sobre o território brasileiro, facilitando as tarefas de monitoramento ambiental, identificação de desmatamentos, planejamento urbano, qualidade da água, agricultura, cartografia etc.

O presidente da Agência Espacial Brasileira, Múcio Dias, disse que já estão adiantadas as negociações de continuidade da cooperação Brasil-China nesta área. Ambos os países estudam a proposta de um novo acordo com a previsão de lançamento de mais dois satélites de sensoriamento remoto ainda mais sofisticados, com resolução de até 5 metros.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Satélites Artificiais
  • Exploração Espacial
  • Sondas Espaciais
  • Foguetes

Mais tópicos