Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Instalações do Centro de Lançamento de Alcântara são modernizadas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/05/2002


Com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB), o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, acaba de concluir o mais abrangente projeto de modernização de suas instalações operacionais, desde sua inauguração há 13 anos.

Segundo o presidente da AEB, Múcio Dias, as mudanças vão proporcionar melhores condições técnicas para realização do próximo teste do VLS1 Veículo Lançador de Satélite, atualmente em desenvolvimento.

Dias explicou que, apesar dos acordos internacionais que estão sendo analisados com outros países, o Brasil não vai abrir mão de prosseguir desenvolvendo uma tecnologia própria, na área de foguetes lançadores de satélites.

As mudanças

De acordo com o chefe da Divisão de Operações do CLA, tenente-coronel Carlos Augusto Teixeira de Moura, os radares de proximidade e precisão e o serviço de telemedidas foram renovados. O serviço de telemedidas, que trata de enviar e receber dados de foguetes, também teve o processo analógico substituído pelo sistema digital.

A modernização do CLA também proporcionou mudanças no sistema de comunicação operacional. Foi construída uma nova rede de gerenciamento operacional, com tecnologia eletrônica digital e ligação por fibra óptica, para atender à demanda de equipes de 100 a 200 pessoas, acionadas a cada campanha de lançamento de foguetes. Esta mesma rede conta com um novo serviço de gravação fônica operacional. Este equipamento é um similar da caixa preta, instalada nos aviões e serve para auxiliar na investigação de falhas no sistema de comunicação.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Espacial
  • Foguetes

Mais tópicos