Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Antigravidade demonstrada

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/05/2002

Antigravidade demonstrada

A antigravidade está presente em muitas obras de ficção científica.

Mas está também bem firme na mente de muitos pesquisadores.

Existem atualmente duas correntes que tentam construir ambientes sem gravidade - o vento iônico, que se baseia na utilização de moléculas de ar altamente carregadas eletricamente, e o efeito Biefeld-Brown.

O vento iônico já foi bastante testado, inclusive pela NASA, mas requer enormes quantidades de energia e não produz muito empuxo.

O efeito Biefeld-Brown é uma força eletromagnética exercida em um capacitor quando ele recebe carga, conforme descrito por Thomas Brown em 1950. Baseando-se nesse efeito, pode ser possível construir um módulo capacitivo capaz de gerar uma força propulsora. Vários laboratórios trabalham nessa linha.

Mas foi uma empresa privada norte-americana quem primeiro reivindicou a realização do feito.

Não está sendo uma discussão tranqüila. A empresa não divulga todos os detalhes da experiência, algo crucial para que outros laboratórios possam repetir o experimento e validar a descoberta. Assim é que funciona no meio acadêmico. É a chamada revisão pelos pares.

A empresa acaba de lançar seu site, disponibilizando filmes que demonstrariam seu feito. Mas a American Antigravity parece estar mais interessada nos propósitos comerciais do que no reconhecimento acadêmico. Ainda que sua experiência tenha sido capaz de levitar uma carga de apenas 3 gramas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Universo e Cosmologia
  • Exploração Espacial
  • Corpos Celestes
  • Supercondutores

Mais tópicos