Espaço

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/06/2002

Encontrado sistema solar semelhante ao nosso
[Imagem: UCOP/NASA]

Sistema familiar

Após 15 anos de observações e um bocado de paciência, cientistas da Universidade da Califórnia (Estados Unidos), chefiados pelo Dr. Geoffrey Marcy, finalmente descobriram um sistema planetário que se parece com o nosso Sistema Solar.

O sistema possui um planeta semelhante a Júpiter, orbitando uma estrela a uma distância semelhante à que existe entre Júpiter e o nosso Sol.

"Todos os planetas extrassolares até agora descobertos têm órbitas muito próximas às suas estrelas, e a maioria tem órbitas alongadas ou excêntricas. Este novo planeta orbita sua estrela a uma distância semelhante à de Júpiter ao nosso Sol", disse o professor Marcy.

55 Câncer

A estrela 55 Cancri (Câncer) está na constelação de Câncer, a cerca 41 anos luz da Terra, na qual já se conhecia um planeta, anunciado por Marcy e Butler em 1996.

O planeta é um gigante gasoso, com massa um pouco menor do que Júpiter e orbitando a estrela em 14,6 dias, a uma distância de um décimo da distância entre a Terra e Sol.

O novo planeta agora descoberto tem de 3,5 a 5 vezes a massa de Júpiter e orbita sua estrela a cerca de 824 milhões de quilômetros, ou 5,2 UA (Unidade Astronômica). Uma UA equivale à distância entre a Terra e o Sol.

A órbita é levemente elíptica com um período de 13 anos (Júpiter leva 11,86 anos para completar sua órbita).