Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Novo foguete Ariane carrega 10 tons

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/11/2002

Novo foguete Ariane carrega 10 tons

Um novo foguete com capacidade de carga de 10 toneladas, desenvolvido pela Agência Espacial Européia fará seu vôo inaugural na próxima semana. O lançamento do novo Ariane 5 está agenda para o dia 28 de Novembro, na base de Kourou, na Guiana Francesa.

A Arianespace, a empresa de origem francesa que opera os foguetes europeus, acredita que a nova versão de seu novo foguete terá uma vantagem comercial sobre os concorrentes no cada mais concorrido mercado de lançamento de satélites.

O novo lançador é o primeiro desenvolvido na Europa com a habilidade para enviar um volume de carga tão grande para órbitas geoestacionárias. Mas seu custo é apenas um pouco superior ao do seu predecessor. A grande vantagem do Ariane 5 é a sua capacidade de carregar dois ou mesmo três satélites simultaneamente. Isto deverá cortar custos para as empresas que contratam os lançamentos, uma vez que elas poderão compartilhar o foguete com parceiros.

O maior competidor para o Ariane 5 é o norte-americano Atlas 5, fabricado pelo empresa Lockheed Martin. Mas ele tem capacidade para apenas 5 toneladas. A também norte-americana Boeing está prestes a lançar o seu Delta IV, ampliando ainda mais a competição nesse mercado. Os maiores clientes da Boeing e da Lockheed são os próprios militares de seu país, enquanto que a carteira de clientes da Arianespace é formada basicamente por empresas comerciais civis.

Analistas prevêem que a competição nesse mercado deverá se acirrar em razão de um contração no volume de lançamentos de satélites no curto prazo. Por outro lado, estes analistas também prevêem um retorno ao crescimento por volta do final desta década, quando vários satélites deverão ser renovados. A demanda crescente por maior largura de banda para a Internet deverá também ser um fator incentivador do lançamento de novos satélites. Há também sinais de que os militares europeus, por ocasião do crescimento da OTAN, com a incorporação de países do leste europeu, estejam mais interessados na tecnologia dos satélites.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Foguetes
  • Exploração Espacial
  • Estação Espacial Internacional
  • Universo e Cosmologia

Mais tópicos