Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Técnicos investigam falha do VS-30

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/12/2002

Técnicos investigam falha do VS-30

O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) do Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos (SP), informou hoje que está apurando as causas dos problemas técnicos ocorridos no lançamento do VS-30, do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, no último domingo.

Segundo o IAE, os dados enviados via telemetria demonstram que o propulsor S30 do foguete funcionou corretamente, bem como o sistema de telemetria, mas apesar disso, aos 29 segundos de vôo ocorreu uma separação prematura do módulo da carga útil, "por razões que necessitam ser melhor investigadas".

O foguete foi lançado às 10h33min (hora de Brasília) transportando uma carga útil com oito experimentos do Projeto Microgravidade, coordenado e financiado pela Agência Espacial Brasileira (AEB).

O VS-30 foi programado para voar durante 17 minutos e atingir o apogeu - ponto mais alto - a 180 km, permanecendo 4 minutos em ambiente de microgravidade, mas com a separação prematura do módulo, o tempo de vôo foi de apenas 11 minutos, com um apogeu de 120 km, o que propiciou cerca de 30 segundos de permanência dos experimentos em ambiente de microgravidade, informou o IAE.

De acordo com a instituição, "como a carga útil não pôde ser resgatada (apenas o conjunto bóia/pára-quedas foi encontrado), os demais experimentos, que dependiam da recuperação do módulo da carga útil para terem seu desempenho analisado, não puderam ser avaliados".

O IAE informa ainda que o tempo de microgravidade obtido foi suficiente apenas para registrar as informações dos experimentos que tiveram seus dados transmitidos por telemetria.

Os lançamentos do VS-30 e do VS-30/Orion V02, ocorrido no último dia 23, além de dar continuidade ao processo de desenvolvimento e qualificação dos veículos de sondagem nacionais, teve o objetivo de confirmar a operacionalidade do Centro de Lançamento de Alcântara e treinar as equipes envolvidas nas operações de lançamento para as atividades que deverão ocorrer no CLA no próximo ano, quando deverá ser lançado o Veículo Lançador de Satélites (VLS-1 V03).



Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Foguetes
  • Exploração Espacial
  • Sondas Espaciais
  • Universo e Cosmologia

Mais tópicos