Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Astronautas, cosmonautas e taikonautas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/01/2003

Astronautas

A China poderá se tornar o terceiro país do mundo a enviar um ser humano ao espaço. Se depender dos últimos testes da nave espacial chinesa, o feito deverá ser alcançado ainda em 2.003.

Segundo a agência oficial de notícias daquele país, no último dia 5 a Shenzhou IV aterrissou suavemente nos campos da Mongólia. A nave espacial ficou em órbita por uma semana, e é o quarto teste com sucesso feito com naves não tripuladas. Segundo a agência, todos os experimentos científicos levados a bordo foram concluídos com sucesso. Entre estes experimentos, foi avaliada a roupa que os astronautas chineses deverão usar.

Aliás, não serão exatamente astronautas. Para diferenciar dos astronautas norte-americanos e dos cosmonautas russos, os chineses cunharam o termo taikonautas, utilizando-se da palavra chinesa "taikong", que significa espaço.

Os testes com as naves Shenzhou começaram em 1.999, com um vôo de 12 horas que testou os equipamentos de reentrada na atmosfera. A Shenzhou II levou a bordo vários animais e testou com sucesso os equipamentos de suporte à vida.

A tecnologia das naves Shenzhou é derivada do programa espacial soviético.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Espacial
  • Estação Espacial Internacional
  • Foguetes
  • Universo e Cosmologia

Mais tópicos