Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Índia quer enviar astronauta à Lua

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/01/2003

Índia quer enviar astronauta à Lua

O primeiro-ministro indiano, Atal Behari Vajpayee, disse que os cientistas do seu país estão trabalhando para enviar um ser humano à Lua em 2.007. A afirmação foi feita logo após o sucesso da missão chinesa Shenzhou IV, o último teste antes do envio de um homem ao espaço. Os dois países estão fazendo sua própria versão da corrida espacial.

Os indianos conseguiram lançar, em Setembro de 2.002, seu próprio satélite de previsão do tempo. Pesando uma tonelada, o Metsat deverá ajudar o país a prever tempestades e ciclones.

Apesar de aparentar estar atrás dos concorrentes chineses, a Índia demonstrou, com o lançamento do Medsat, o que seu foguete PSLV ("Polar Satellite Launching Vehicle") está pronto para concorrer no milionário mercado mundial de lançamento de satélites. A foto mostra o lançamento do satélite.

Durante o anúncio do sucesso do lançamento da Shenzhou IV, as autoridades chinesas descartaram o interesse em montar uma base lunar. A Índia parece querer ocupar o espaço deixado pelos concorrentes.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Espacial
  • Corpos Celestes
  • Foguetes
  • Universo e Cosmologia

Mais tópicos