Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Brasil vai consolidar base de Alcântara e concluir projeto VLS

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/04/2003


O ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, disse que o governo tem o desafio de fechar o ciclo aeroespacial, consolidando o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, e concluindo o desenvolvimento do Veículo Lançador de Satélites (VLS-1), nos quatro anos do governo do presidente Lula.

Ao empossar o novo presidente da Agência Espacial Brasileira, Luiz Bevilacqua, o ministro garantiu que o projeto aeroespacial brasileiro é prioridade do atual governo e conclamou as universidades e empresas a colaborarem nesse projeto.

Hoje, o Brasil detém a tecnologia de desenvolvimento de satélites de pequeno porte, possui um centro de lançamento de foguetes, de localização geográfica privilegiada, e está em fase de testes para o desenvolvimento do VLS.

Além de consolidar o CLA e concluir o projeto VLS, o ministro anunciou que pretende aumentar a nacionalização de nossos satélites. Atualmente, o Brasil possui dois satélites de coleta de dados ambientais, de pequeno porte (SCD1 e SCD2), em órbita, produzidos com tecnologia nacional, e um terceiro satélite, de sensoriamento remoto (CBERS1), também em órbita, desenvolvido em parceria com a China.

De acordo com o ministro, isso será feito com o uso de tecnologia brasileira e, quando necessário, com transferência de tecnologia em cooperação com outros países.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Espacial
  • Foguetes
  • Satélites Artificiais
  • Políticas de Ciência e Tecnologia

Mais tópicos