Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Inpe inaugura observatório do Sol

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/04/2003

Inpe inaugura observatório do Sol

Será inaugurado hoje, dia 22/04, às 10:00 h, ao lado do prédio das Ciências Espaciais e Atmosféricas, no Inpe de São José dos Campos, o Protótipo do Arranjo Decimétrico Brasileiro (PBDA). O equipamento é dedicado à obtenção de imagens solares com alta resolução espacial, na faixa de frequências de 1,200 a 5 GHz, a uma taxa de até 10 imagens por segundo. O sítio de instalação do instrumento será a sede do INPE em Cachoeira Paulista (SP).

EsTe instrumento será utilizado para o desenvolvimento de atividades do programa de Previsão do Clima Espacial, colocando o Brasil no seleto grupo de países que dispõem deste serviço. Dentre os potenciais usuários do serviço está a Agência Espacial Brasileira (AEB), que poderá determinar janelas para lançamento de foguetes e satélites ao espaço, contribuindo para tornar o Brasil auto-suficiente em seu programa aeroespacial.

O PBDA também será utilizado para pesquisas científicas do Sol, centro galático, nuvens de formação de estrelas e extragaláticas possibilitando a obtenção de imagens de alta resolução na faixa de ondas de rádio. Este instrumento, único na América Latina, cobrirá uma lacuna entre os instrumentos existentes na Europa e aqueles situados nos Estados Unidos, abrangendo desta maneira uma cobertura de 24 horas de observações interferométricas no mundo. Isto permitirá a determinação mais precisa dos mecanismos responsáveis pelos fenômenos físicos que ocorrem no espaço e que podem estar interferindo nas atividades humanas.

O PBDA é o primeiro rádio-interferômetro desenvolvido e construído no Brasil, com mais de 50% de tecnologia nacional. Possui sistemas de alta tecnologia digital que, aliados aos sistemas tradicionais de amplo uso em interferometria de ondas de rádio, o tornam um instrumento extremamente ágil e moderno.

O instrumento será constituído de 38 antenas parabólicas de 5 metros de diâmetro, distribuídas ao longo de cerca de 2,5 km na direção leste-oeste e 1,5 km na direção sul.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Exploração Espacial

Mais tópicos