Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Site analisa imagens de Marte

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/06/2003

Site analisa imagens de Marte

Na iminência do início da missão Mars Exploration Rover, o interesse pelo planeta vermelho cresce. Os dois robôs gêmeos deverão fazer uma exploração inédita em busca de água em Marte. A existência de água, atual ou passada, é o melhor indicativo da possibilidade de existência de vida, pelo menos da forma como a conhecemos hoje. Veja aqui mais detalhes sobre a missão.

Para aqueles que desejam inteirar-se um pouco mais do que o homem já conhece sobre Marte, o site www.marsunearthed.com é imperdível. O site foi construído por Dean Wetmore, um apaixonado pela exploração espacial, recentemente falecido. Mas seus amigos e colegas incumbiram-se da tarefa de dar continuidade ao trabalho.

O site possui uma das melhores coleções de imagens de Marte. Aliás, como muitas imagens são de alta resolução, o site pode ser um pouco demorado para se visualizar, principalmente em conexões discadas. Mas vale a pena.

O Mars Unearthed é atualmente mantido por James Fitzhugh e Jeffrey Williams e é parte de um movimento chamado Independent Mars Research Group (Grupo Independente de Pesquisas sobre Marte).

Há uma enorme coleção de fotos, tiradas por diversas missões. Animações e até artes estão também disponíveis. Mas a maior contribuição do site é a criação de comparativos entre imagens, reunindo fotos de um mesmo local, tiradas em momentos diferentes.

Os mais místicos devem dar uma olhada especial no link "An Archive of Dean's Work", que contém trabalhos exaustivos do criador do site sobre "A Face" (foto) e outras formações interessantes, principalmente geométricas, para as quais os cientistas ainda não possuem explicações definitivas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Marte
  • Exploração Espacial
  • Robôs Espaciais

Mais tópicos