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NASA encomenda primeiro avião para Marte

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/06/2003

NASA encomenda primeiro avião para Marte

A NASA anunciou a encomenda, feita à empresa Aurora Flight Sciences Corp., de um protótipo em escala real do primeiro avião que deverá voar em Marte. O avião integrará a missão Mars Scout (Patrulheiro de Marte), que deverá ser lançada em 2.007 e chegar a Marte em 2.008. O avião, cuja missão foi batizada de Mars Scout ARES (Aerial Regional-Scale Environmental Survey), é um dos quatro conceitos sendo estudados na Fase A do projeto.

Em 2.002, a NASA e a Aurora demonstraram uma versão na escala 1:2 do avião, em uma série de vôos de baixa e alta altitudes. O novo avião agora será construído em escala real (1:1), destinado a testes em vôo com carga e avaliação de aerodinâmica. O protótipo deverá voar ainda em 2.003, com testes em queda livre a partir das camadas superiores da atmosfera terrestre.

"Esta demonstração é outro importante passo no caminho de colocar em vôo o primeiro avião em outra atmosfera planetária," disse John S. Langford, presidente da Aurora. "Nós estamos entusiasmados em ser parte da equipe da NASA nesse desafio histórico."

Além da Aurora, fazem parte da equipe que fará voar o primeiro avião em Marte a Lockheed Martin Astronautics, o Laboratório Charles Stark Draper e o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.

Veja os principais objetivos do ARES:

  • Medições simultâneas, em escala regional, da atmosfera, superfície e interior do planeta
  • Resolver diferenças críticas de escala e resolução entre medições feitas a partir da órbita e a partir da superfície
  • Escolha de futuros locais para novas missões de superfície
  • Pesquisa magnética com resolução espacial duas vezes maior do que a fornecida pelo Mars Global Surveyor, com capacidade para decifrar a estrutura magnética da crosta
  • Medições de alta resolução que não podem ser feita a partir da órbita
  • Diversidade geológica que não pode ser coberta por missões de superfície
  • Ciências atmosféricas
  • Capacidade para cobrir terrenos inacessíveis a veículos de superfície
  • Medições de estruturas de superfície verticais não visíveis da partir da órbita.
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