Espaço

Franceses desistem do Satélite Franco-Brasileiro

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/07/2003

O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Luiz Bevilacqua, recebeu, hoje (26/6), dos dirigentes do Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES), da França, a comunicação da desistência desse país em participar do programa de cooperação referente ao Satélite Franco-Brasileiro, durante reunião no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos.

Em contrapartida à desistência do acordo, os franceses ofereceram a entrega sem custo de todos os equipamentos já produzidos e adquiridos, suporte técnico, testes de subsistemas do satélite em seus laboratórios, além de colaboração no projeto detalhado do controle de atitude e órbita, adequação do software de vôo e acompanhamento em possíveis revisões do esquema inicial.

A decisão do governo da França em restringir seus gastos na área espacial também afetou projetos acordados com a Índia e sua participação na Sonda Marte, do Projeto Mars, que envolve a Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA) e a Agência Espacial Européia (ESA).

Outra definição de consenso foi a retirada integral da carga útil francesa do satélite que levaria a bordo quatro experimentos tecnológicos, inclusive um giroscópio da ESA. Deverão ser mantidos dois sensores de plasma e de partículas, do INPE, e três outros experimentos da Universidade Federal de Santa Catarina.

O acordo de intenções entre Brasil e França foi firmado em 1996, numa negociação envolvendo as agências espaciais de ambos países. A proposta envolvia a construção em parceria de um microssatélite científico, com cerca de 100 quilos e tendo como carga útil nove experimentos a bordo e lançamento para 2004. O valor do projeto era estimado em US$ 10 milhões.

Para o presidente da AEB, mesmo com a saída, os franceses se mostraram muito cooperativos com relação às propostas, como também foi negociada entre as partes a participação brasileira em outro Projeto - o Corot. "Nós estamos inclinados a permanecer no projeto, onde já estão envolvidos seis pesquisadores brasileiros, em treinamento na França", disse Bevilacqua.

O Projeto Corot se dedica a pesquisar a sismologia estelar, mais especificamente analisar as pulsações não-radiais das estrelas, e a procura de exoplanetas. Participam desta missão espacial, além do Brasil, a Alemanha, Holanda, Áustria, Bélgica, Espanha, Itália entre outros.

No escopo desta cooperação, a recepção de dados científicos será realizada por uma estação terrena brasileira, a ser instalada no Centro Regional de Natal, RN, que também atenderá ao Programa de Satélites Científicos do INPE.