Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Estudantes brasileiros constroem foguete supersônico

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/07/2003


Henrique Ludovico, 17 anos, e Vinícius Teibel, 18 anos, estudantes de Londrina, Paraná, desenvolveram um foguete supersônico com dois estágios que ultrapassa a barreira do som. O projeto dos estudantes foi um dos dez selecionados para concorrer ao 46o. Concurso Cientistas do Amanhã, realizado na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Durante um ano, enquanto cursavam o segundo ano do 2o. Grau, os dois desenvolveram o projeto no Grupo de Foguetes Experimentais do Colégio Max, onde estudam, e fizeram o lançamento na zona rural de Londrina. O foguete mede 2,70 m e custou R$ 600,00 a cada um dos estudantes. Eles contaram, em todas as etapas, com a orientação do pesquisador da Universidade do Oeste do Paraná (Unopar), Fernando Stancato.

O projeto foi quase que totalmente bem-sucedido. "O protótipo foi construído, as ligações entre os dois estágios testados com sucesso, ultrapassou a barreira do som, mas não foi possível recuperar o segundo estágio, que estava programado para descer de pára-quedas", disse Henrique.

Entusiasmado, o estudante se emociona ao falar ao público durante a sessão de painéis dos trabalhos na SBPC e já tem planos para o próximo projeto. "O nosso foguete atingiu uma velocidade maior que a de um caça brasileiro. Pretendemos fazer um mais moderno, com GPS e câmera ótica para registrar e acompanhar o desmatamento das fazendas da região de Londrina", disse o estudante que será avaliado pela comissão julgadora do Concurso, nesta quinta-feira, em Recife, durante a SBPC.

O Concurso Cientistas de Amanhã é dirigido a estudantes do ensino fundamental e médio, da rede escolar brasileira, e objetiva contribuir para a iniciação científica de crianças e adolescentes, estimulando e orientando vocações para pesquisa. Para Henrique, o objetivo do concurso foi alcançado. "Vou fazer vestibular para engenharia mecânica e seguir a carreira de pesquisador", planeja o estudante.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Eventos Científicos
  • Foguetes

Mais tópicos