Espaço

Experimentos brasileiros irão ao espaço

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/08/2003

Oito experimentos para pesquisas em microgravidade devem ser transportados novamente ao espaço em junho ou julho do próximo ano pelo foguete VS-30. O lançamento pode ocorrer de um dos dois centros brasileiros - o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN), ou Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), em Alcântara (MA).

Em 2002, na operação denominada Cumã, um foguete do mesmo tipo transportou experimentos similares, porém, devido à separação prematura da carga-útil, não foi possível alcançar o tempo e o ambiente de microgravidade necessários para a realização de maior parte das experiências.

A falha ocorrida envolvendo o elemento de ligação entre o motor foguete e a carga útil - plataforma onde estão os experimentos e os demais sistemas eletrônicos - reduziu consideravelmente o desempenho do veículo, impedindo-o de alcançar o apogeu e o alcance previstos. A carga útil voou apenas 23 segundos na condição de baixa gravidade (10-3 g), dos quatro minutos planejados em um ambiente próximo a 10-5 g.

Além disso, um problema no sistema de recuperação não possibilitou o resgate da plataforma contendo os experimentos. Como as pesquisas ficaram prejudicadas, decidiu-se realizar um novo vôo com a mesma carga para possibilitar outra oportunidade de obtenção de resultados completos.

O embarque dos experimentos no Veículo de Sondagem VS-30 faz parte do Projeto Microgravidade, coordenado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), criado para promover pesquisas científicas e tecnológicas em ambiente de "gravidade zero". Nesse ambiente de microgravidade, praticamente livre de acelerações de qualquer espécie, os materiais permanecem por um tempo suficiente para que os fenômenos investigados pelos pesquisadores se realizem.

O foguete VS-30, que transportará os experimentos, é desenvolvido no Instituto de Aeronáutica e Espaço, vinculado ao Centro Técnico Aeroespacial (CTA), localizado em São José dos Campos, SP.

Do INPE, será transportado o experimento "Forno Multiusuário para Solidificação"; da UFPE, "Estudo de compostos híbridos pela difusão térmica de nanopartículas"; da UFSC, "Câmara de ebulição confinada" e "Microtubos de calor para controle térmico de componentes eletrônicos de satélites". USP, ANVISA e Universidade de Hohenheim (Alemanha) enviam experimento sobre "Modulação da velocidade de propagação de onda de reação-difusão em meio gel"; já o da UERJ intitula-se "Avaliação dos mecanismos de reparação do DNA em ambiente de microgravidade"; e o da UNOPAR, "Sistemas de medidas de acelerações espaciais". Finalmente, "Análise do comportamento da enzima invertase em microgravidade" seguirá pelo Centro Universitário da FEI.