Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Foguete testa motor aerospike

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/09/2003

Foguete testa motor aerospike

[Imagem: Garvspace/Divulgação]

Uma equipe de pesquisadores universitários e de empresas privadas efetuou o primeiro teste que se tem notícia de um foguete com motor aerospike.

O teste aconteceu no último sábado, dia 20 de Setembro, e resultou de um trabalho conjunto entre a Universidade da Califórnia e a empresa Garvey Spacecraft Corp., denominado California Launch Vehicle Education Initiative (CALVEIN).

O foguete, chamado Prospector 2, funciona com etanol e oxigênio líquidos.

O primeiro vôo de um foguete aerospike começou de forma normal. Após alguns segundos de vôo estável, contudo, o foguete abruptamente virou 90 graus e iniciou uma trajetória balística que o levou a se chocar com o solo do deserto de Mojave, onde se dava o teste.

O impacto destruiu os experimentos científicos de estudantes que o foguete levava, mas deixou praticamente intacta a parte posterior do Prospector 2, inclusive o motor aerospike. Os cientistas acreditam que o acidente tenha sido causado por perda de uma parte do grafite da parte externa do motor, causando uma erosão assimétrica que descontrolou o foguete.

O motor aerospike busca otimizar o aproveitamento do combustível. Em tese, o rendimento ótimo de um motor-foguete acontece quando se equiparam as pressões de seu fluxo de combustão e do ambiente externo. Isto significa que, à medida em que o foguete sobe e a pressão atmosférica cai, diminui o rendimento do foguete, que passa a desperdiçar combustível.

O motor aerospike, ao invés da saída cônica tradicional dos foguetes, possui um bocal de saída que se reconfigura dinamicamente de acordo com a alteração da pressão atmosférica. Embora haja especulações e estudos acerca desse tipo de motor desde a década de 1960, o Prospector 2 é o primeiro foguete que se tem notícia a voar utilizando essa tecnologia.

O Dr. Eric Besnard, chefe do projeto, afirmou estar imensamente satisfeito com o resultado do teste, apesar da queda prematura do Prospector 2. "Esta missão tinha um único e simples objetivo: colocar o veículo no ar utilizando o motor aerospike de propulsão líquida," afirmou ele.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Foguetes
  • Motores
  • Exploração Espacial
  • Veículos

Mais tópicos