Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Telescópio espacial terá espelhos de berílio

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/10/2003

Telescópio terá espelhos de berilio
Comparativo entre os espelhos de berilo do JWST e o espelho único do Hubble.
[Imagem: NASA]

A NASA anunciou que utilizará espelhos de berílio para equipar o telescópio James Webb Space Telescope (JWST).

Espelho de berílio

O berílio - o elemento químico de número atômico 4 e símbolo Be - foi o material selecionado para a construção dos espelhos devido à sua massa reduzida, alta dureza e capacidade de tolerar as temperaturas extremas do espaço.

O espelho do James Webb terá 2,5 vezes o diâmetro do telescópio espacial Hubble, mas terá apenas um terço do peso, graças aos novos espelhos de berílio.

O telescópio terá um espelho primário de 6,5 metros de diâmetro. Mas, ao contrário dos telescópios comuns, o espelho de berílio não será único, mas formado por um conjunto de 18 segmentos hexagonais.

A sofisticada óptica do novo telescópio será construída por um grupo de empresas contratadas pela NASA a partir do ano que vem.

Telescópio James Webb

O James Webb é um telescópio irá operar na faixa do infravermelho próximo, tendo sido projetado para observar objetos celestes de brilho extremamente fraco.

Ele ficará em órbita da Terra, a 1,5 milhão de quilômetros de distância.

Os cientistas esperam então poder observar as primeiras estrelas e galáxias formadas no início do universo, bilhões de anos atrás. Isto lhes dará respostas sobre a formação das galáxias e das estrelas e sobre a origem do nosso Sistema Solar.

Para construir o imenso sistema óptico necessário para que o telescópio cumpra sua tarefa, os engenheiros adotaram um enfoque inovador, segmentando o espelho primário em três seções, cada uma sendo também um mosaico de espelhos.

Os lados do espelho serão dobrados para trás para serem acomodados no veículo de lançamento. Quando atingir sua órbita, o telescópio se abrirá e os segmentos assumirão sua posição definitiva, formando o espelho completo.

O James Webb Space Telescope deverá ser lançado em 2011.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telescópios
  • Vidros
  • Exploração Espacial
  • Universo e Cosmologia

Mais tópicos