Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Cassini tira foto definitiva de Júpiter

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/11/2003

Cassini tira foto definitiva de Júpiter
Esta é a melhor foto até hoje disponível do planeta gigante, como ele seria visto se uma pessoa pudesse olhar para ele a apenas 10 milhões de quilômetros de distância.
[Imagem: NASA]

Olhos eletrônicos

Todos os que acompanham a exploração espacial têm-se admirado das maravilhosas fotografias que a NASA divulga freqüentemente.

O que poucos se dão conta é que as câmeras digitais de várias sondas espaciais geralmente "enxergam" de forma diferente do olho humano, sendo sensíveis a outros comprimentos de onda que aquele que sensibiliza o olho humano, o chamado espectro visível.

Isto faz com que muitas imagens sejam, na verdade, construções digitais, nas quais as cores são representações das diferenças entre as radiações captadas pelas câmeras. Se um homem pudesse olhar os corpos celestes representados, de forma direta, a olho nu, ele veria algo completamente diferente, ou mesmo não veria nada.

Mosaico

Mas não é o que acontece com a foto de Júpiter, divulgada nesta semana pela NASA.

Esta é a melhor foto até hoje disponível do planeta gigante, como ele seria visto se uma pessoa pudesse olhar para ele a apenas 10 milhões de quilômetros de distância. "A foto final de Júpiter", como afirmam os cientistas.

A foto foi tirada pela sonda Cassini, no ponto em que ela mais se aproximou de Júpiter, em 29 de Dezembro de 2000. Mas o trabalho de produção da foto foi tão grande que só agora, quase três anos depois, os cientistas da NASA conseguiram terminá-lo.

A imagem é na verdade um mosaico construído a partir de 27 imagens originais. Foram necessárias tomadas de nove posições para se compor o planeta todo, cada uma delas capturada em vermelho, verde e azul, de forma a gerar uma imagem final em cor real.

Embora, a exemplo de outras sondas, a câmera da Cassini também consiga ver uma faixa do espectro maior do que aquela captada pelo olho humano, as cores dessa imagem são praticamente as mesmas que seriam vistas por um ser humano olhando diretamente para o planeta.

Foto em movimento

O maior desafio para os cientistas foi efetuar a montagem de imagens tomadas em posições diferentes, já que o planeta e a sonda se movimentavam entre cada uma das tomadas.

As 27 imagens foram capturadas em um intervalo de uma hora. Foram utilizadas técnicas inteligentes de processamento de imagens, de forma a gerar uma imagem final sem qualquer quebra.

Cada imagem foi reposicionada digitalmente e então re-iluminada para mostrar o planeta como ele deveria aparecer no momento da primeira imagem, mas sob diferentes condições de iluminação.

O toque final consistiu em um pequeno incremento no contraste para melhorar a visibilidade das características da atmosfera de Júpiter.

A Cassini é uma missão conjunta da NASA, da Agência Espacial Européia e Agência Espacial Italiana. O próximo compromisso em sua agenda é a chegada a Saturno, em 1 de Julho de 2004.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Universo e Cosmologia
  • Sondas Espaciais
  • Corpos Celestes
  • Telescópios

Mais tópicos