Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Manequim será utilizado para medir radiação cósmica sobre astronautas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/02/2004

Manequim será utilizado para medir radiação cósmica sobre astronautas

Raios cósmicos

Os raios cósmicos são o principal problema para a saúde dos astronautas. Enquanto a atmosfera terrestre nos protege desses raios, os astronautas devem se valer de pesadas roupas e escudos protetores nas naves e na Estação Espacial.

Para entender melhor a incidência desses raios cósmicos, os cientistas estão enviando ao espaço um manequim humano, que ficará exposto à radiação.

Batizado de Matroshka, o manequim simula de forma exata um astronauta saindo da área de proteção da Estação Espacial para efetuar trabalhos externos. Sua tarefa será medir a quantidade de partículas que incidem sobre ele, assim como o espectro de energia dessas partículas. A energia será monitorada no lado externo e interno do manequim no período de um ano.

O manequim ficará envolto em um compartimento de fibra de carbono que o protegerá da radiação ultravioleta e de partículas sólidas ou mesmo lixo espacial. O interior do compartimento onde ficará o manequim é um ambiente à base de oxigênio, simulando o interior de uma roupa espacial.

Na base do compartimento de fibra de carbono fica a parte eletrônica, responsável pela coleta dos dados e pela conexão com o computador de bordo. A partir do computador de bordo, os dados coletados serão enviados aos cientistas em Terra.

Manequins

Manequins desse tipo são bastante utilizados em pesquisas no campo da radioterapia, sendo fabricados com ossos naturais e plásticos de diversas consistências que simulam os tecidos e órgãos humanos. Em seu interior, junto aos diversos órgãos artificiais, estão instalados sensores que farão as medições de radiação, temperatura e pressão.

Os sensores estão instalados em uma malha com nós de apenas 25 milímetros, ao longo de todos os órgãos e da pele. Os sensores passivos enviarão suas medições para os computadores. Já os sensores ativos deverão ser retirados e enviados de volta à Terra.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Estação Espacial Internacional
  • Sensores
  • Radiação Eletromagnética
  • Estação Espacial Internacional

Mais tópicos