Espaço

Cientistas detectam peróxido de hidrogênio da atmosfera de Marte

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/03/2004

Cientistas detectam peróxido de hidrogênio da atmosfera de Marte

Apesar do intenso trabalho dos robôs Spirit e Opportunity, que estão explorando a superfície de Marte há mais de um mês, foram astrônomos trabalhando aqui mesmo da Terra que anunciaram a última descoberta sobre o planeta vermelho. Eles detectaram a presença de peróxido de hidrogênio (H2O2), a conhecida água oxigenada, na atmosfera de Marte. Esta é a primeira vez que um catalisador químico é localizado em um ambiente fora da Terra.

Catalisadores são substâncias que controlam as reações das mais importantes interações químicas na atmosfera terrestre. O resultado mostra que o conhecimento que os cientistas têm da atmosfera terrestre pode ajudá-los a entender a atmosfera de outros planetas. O trabalho foi publicado no número de Março da revista Icarus. As observações foram feitas do Havaí, coordenadas pelo professor Todd Clancy.

Os cientistas têm se baseado em seu conhecimento da atmosfera terrestre para tentar entender como a atmosfera de Marte reage à radiação solar e como se dá seu equilíbrio fotoquímico. Modelos de computador já previam que o peróxido de hidrogênio deveria cumprir um papel crucial no controle da química da atmosfera marciana. Mas, até hoje, os cientistas não haviam conseguido detectar a substância e em volume significativo, o que vinha fazendo com que os modelos até agora construídos ficassem sob suspeita.

Agora, a detecção do peróxido de hidrogênio endossa totalmente as simulações feitas pelos cientistas, que teorizam que o equilíbrio químico da atmosfera de Marte é garantido pela fotólise de vapor d'água.

Mas a descoberta também pode direcionar melhor a busca por vida em Marte, como explica o Dr. Clancy: "O peróxido de hidrogênio é realmente utilizado como anti-séptico aqui na Terra e, desta forma, ele poderá tender a retardar qualquer atividade biológica na superfície de Marte. Por esta razão, assim como a radiação ultravioleta e a falta de água, não se pode esperar encontrar organismos do tipo das bactérias na superfície do planeta. As principais discussões sobre a busca de vida em Marte agora se centrarão nas regiões de sub-superfície."

A repercussão desta descoberta fez com que a NASA organizasse ontem uma coletiva de imprensa para anunciar as descobertas dos robôs Spirit e Opportunity, em uma aparente tentativa de não perder espaço; nenhum fato novo foi anunciado.