Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Mars Express e robôs da NASA mostram descobertas importantes

Agostinho Rosa - 25/03/2004

Mars Express e robôs da NASA mostram descobertas importantes

É inegável o feito da NASA ao colocar dois robôs na superfície de Marte, trabalhando ininterruptamente há cerca de dois meses. Os dados coletados darão trabalho aos cientistas por anos. Mas a agência espacial norte-americana tem passado apertado com a "concorrência".

Há poucos dias o chefe do Jet Propulsion Laboratory, coordenador de toda a missão, teve que chamar às pressas uma coletiva de imprensa para fazer frente a uma descoberta feita por dois cientistas estudando o planeta vermelho a partir de um telescópio no Havaí. O estardalhaço foi decepcionante, como de resto o são todas as tentativas de fazer espetáculo quando nada de espetacular aconteceu: as "novidades" já não eram novidade para quem acompanha o dia-a-dia da missão.

Agora a NASA ficou novamente em "saia-justa", quando a Agência Espacial Européia anunciou provas contundentes da existência de água em Marte. A NASA novamente chamou uma coletiva de imprensa, afirmando ter feito descobertas "realmente significativas". Felizmente desta vez os argumentos foram mais convincentes e uma rocha com aspecto metamórfico dá todas as pistas de ter se formado no fundo de um depósito de água, provavelmente rica em sais.

Mas as descobertas feitas pela sonda européia Mars Express também não ficam atrás. Com a grande vantagem de que o anúncio foi feito cerca de dois meses após a coleta dos dados, após minucioso exame por vários cientistas. O trabalho deverá ser publicado no próximo número da revista Nature. Eles construíram um mapa preciso e detalhado dos pólos do planeta (foto).

Os cientistas descobriram que o pólo sul de Marte pode ser subdividido em três regiões distintas e concêntricas e todas contêm água congelada. Cada uma dessas regiões mede dezenas de quilômetros de largura. A região mais externa contém apenas pequenas partículas de gelo, algo como "gelo em pó". A camada seguinte contém quase somente água sob a forma de gelo. A camada mais interna também possui água congelada, mas apresenta também gelo de dióxido de carbono.

Fora as tentativas de aparecer mais para a imprensa, as duas agências espaciais estão fazendo avanços dignos de nota e importantíssimos para a ciência. A Mars Express está fazendo um mapeamento completo da superfície de Marte e dará aos cientistas um conhecimento muito profundo não apenas da formação, mas também do clima do planeta. Já os robôs Spirit e Opportunity estão analisando em profundidade regiões específicas da superfície, coletando dados impossíveis de serem captados a partir da órbita.

É claro que não seria prático, mas talvez fosse melhor para todos que os cientistas combinassem fazer os comunicados de suas descobertas em conjunto. Não haveria a sensação de que todos estão querendo aparecer e a imprensa poderia dar ao público a real dimensão dos grandes avanços que a ciência espacial está fazendo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Marte
  • Robôs Espaciais
  • Exploração Espacial
  • Monitoramento Ambiental

Mais tópicos