Espaço

Brasil lança telescópio para pesquisar radiação cósmica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/04/2004

Brasil lança telescópio para pesquisar radiação cósmica

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), lançou na madrugada de ontem, 01/04, o telescópio Masco (sigla para o termo Máscara Codificada), utilizando um balão. Às 8h30, o equipamento era acompanhado visualmente pelos técnicos na região oeste de Uberlândia (MG) e subia a uma velocidade de 13 km/h. A altitude era de 39,6 mil metros. Este é o maior balão já lançado no país.

O telescópio é o maior e primeiro desenvolvido no Brasil com capacidade de registrar a radiação de raios X e gama emitida pelas estrelas na Via Láctea. Avaliado em R$ 3 milhões, o Masco será levado a uma altitude de 40 mil metros para coletar dados de todo o Universo, entre eles fenômenos como buracos negros e informações sobre a origem de galáxias e estrelas.

As imagens são registradas com a ajuda de diversos sensores, entre eles um giroscópio, sensores estelares e solares, rastreadores solares, bússola eletrônica e acelerômetros. Grande parte dos equipamentos foi desenvolvida no próprio Inpe. Segundo o pesquisador da Divisão de Astrofísica e responsável pelo projeto, Thyrso Villela Neto, as imagens recebidas pela estação de telemetria nas primeiras horas após o lançamento apresentavam precisão e qualidade.

A base de lançamento do Masco fica no aeroporto de Nova Ponte, no Triângulo Mineiro. Esse local foi escolhido depois de uma pesquisa para ter certeza de que as correntes de vento não atrapalhariam o lançamento e de que não haveria riscos de danos para o equipamento, caso caísse no mar. Um lançamento experimental foi feito em dezembro último, mas fracassou.