Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Agência Espacial divulgará anúncio para pesquisas em gravidade zero

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/04/2004


A Agência Espacial Brasileira deve divulgar nos próximos dias o Anúncio de Oportunidades do Programa Microgravidade, que possibilita às universidades e institutos de pesquisa a realização de experimentos em ambiente de "gravidade zero".

Os interessados terão acesso às informações no site da AEB, tanto em relação ao Anúncio de Oportunidades quanto ao formulário de inscrição. A previsão é de que os experimentos selecionados sejam embarcados em um foguete VS-30, com lançamento previsto para julho de 2005.

Na seleção das propostas serão considerados requisitos estabelecidos pelo Comitê de Coordenação e pela Comissão Técnico-Científica, formados por representantes da AEB, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCT), Centro Técnico Aeroespacial (CTA/IAE) e Academia Brasileira de Ciências (ABC). Atualmente, a Agência aguarda a indicação dos representantes de cada entidade.

Embora o Anúncio de Oportunidades se refira a uma atividade para o próximo ano, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, deve sediar, ainda em dezembro, o envio de estudos científicos em um VS-30, como repetição da Operação Cumã, no âmbito do Programa Microgravidade. Em 2002, um problema na interface dos equipamentos do foguete impediu que fosse alcançado o tempo de baixa gravidade necessária à realização de maior parte das experiências.

O foguete transportará experimentos das universidades Federal de Santa Catarina, Federal de Pernambuco, Estadual do Rio de Janeiro, Norte do Paraná, e Universidade de São Paulo - em cooperação com a Universidade de Hohenheim (Alemanha) -, do Centro Universitário da Faculdade de Engenharia Industrial e do INPE.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Espacial
  • Estação Espacial Internacional
  • Foguetes
  • Sondas Espaciais

Mais tópicos