Espaço

NASA simula missão em Marte

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/06/2004

NASA simula missão em Marte

Uma equipe de cientistas e engenheiros da NASA está simulando um trabalho de pesquisa em Marte. Eles querem se aproximar ao máximo das condições reais que astronautas poderão encontrar em uma futura missão ao planeta vermelho.

A missão MDRS ("Mars Desert Research Station": estação de pesquisa no deserto marciano) está sendo feita no deserto do estado de Utah (Estados Unidos) e deverá manter a tripulação por duas semanas em um habitáculo metálico nas condições extremas do deserto, que se assemelham ligeiramente com as condições a serem enfrentadas em Marte.

Os pesquisadores estão utilizando assistentes robóticos para fazer suas pesquisas de geologia e biologia. O objetivo é verificar como automatizar a maioria das tarefas envolvidas com pesquisas na superfície da lua ou de outros planetas, determinando os conhecimentos profissionais, as tecnologias e os sistemas de trabalho necessários para uma missão humana a Marte que seja segura e produtiva.

Os cientistas, quando fora do habitáculo, trajam roupas espaciais que os fazem mover-se lentamente. Eles levam sistemas de comunicação sem fios e ferramentas de pesquisa geológica, além de um "agente móvel", um auxiliar computadorizado que permite que eles façam o registro de suas pesquisas apenas pela voz.

Veículos automatizados também estão sendo testados, enviando imagens para os cientistas, que poderão então decidir os locais mais interessantes para que eles visitem pessoalmente.

"Durante as missões Apollo à lua, os astronautas falavam continuamente com o controle da missão em Houston. Você não terá esse tipo de comunicação em Marte," explica William J. Clancey, coordenador da pesquisa.

Durante a futura exploração em Marte, explica ele, os dados deverão ser enviados por um programa assistente para os outros membros da expedição que estão na superfície do planeta e de volta para a Terra. A informação poderá ser armazenada em uma base de dados no habitáculo e o próprio assistente se encarregará de enviá-lo para os cientistas na Terra.