Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Primeiro vôo espacial privado poderá acontecer na próxima semana

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/06/2004

Primeiro vôo espacial privado poderá acontecer na próxima semana

A próxima segunda-feira, dia 21, poderá entrar para a história como o dia do primeio vôo espacial privado da história. Até hoje, apenas projetos com orçamentos gigantescos, bancados pelos governos dos Estados Unidos, Rússia e China, conseguiram colocar naves na órbita terrestre.

Agora é a vez da SpaceShipOne, uma simpática nave construída por Burt Rutan, uma lenda viva da aviação norte-americana e dono da Virgin Galactic, empresa emergente financiad por Paul Allen, sócio da empresa de software Microsoft.

A SpaceShipOne deverá atingir 100 quilômetros de altitude, ponto considerado como a fronteira para o espaço exterior. Em 13 de Maio a nave fez testes com sucesso, atingindo uma altitude de 60 quilômetros.

Se tiver sucesso, a nave terá feito um vôo classificado como suborbital, já que ela não atingirá a velocidade necessária para sustentar uma órbita contínua ao redor da Terra. A visão obtida pelo astronauta a bordo de um vôo suborbital é praticamente a mesma que os astronautas experimentam a bordo da Estação Espacial Internacional, mas pode ser feito a um custo muito menor e com muito menos riscos.

A SpaceShipOne foi totalmente projetada por Rutan e pelos engenheiros da sua empresa, a Scaled Composites. Rutan foi o construtor do Voyager, o único avião a fazer um vôo ao redor da Terra sem escalas e sem reabastecimento.

Agora ele está participando do XPrize, uma competição que pagará US$10 milhões para a primeira equipe privada a colocar três tripulantes em órbita da Terra e conseguir repetir o feito num período de duas semanas, utilizando o mesmo veículo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Espacial
  • Foguetes
  • Estação Espacial Internacional
  • Universo e Cosmologia

Mais tópicos