Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Estudantes constroem seu próprio foguete

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/07/2004

Estudantes constroem seu próprio foguete

Há cerca de dois anos atrás, três estudantes da Universidade de Cincinnati (Estados Unidos) tiveram uma idéia: projetar, construir as peças, montar e lançar um foguete. Tudo a partir do zero, sem comprar nada pronto.

O trio - Roger Rovekamp, Greg Workman e Justin Fisher - começou a trabalhar enquanto fazia um intercâmbio estudantil em Munique. À medida em que a simples idéia se transformava em um projeto e daí num trabalho real, os estudantes foram chamando a atenção de seus colegas e professores.

O grupo agora tem 30 pessoas e o lançamento do foguete está marcado para meados deste mês. A janela de lançamento acontecerá entre os dias 14 e 16 Julho. Se o tempo ajudar, os estudantes esperam ver sua criação atingir cerca de 20 quilômetros de altitude.

Todos os estudantes contribuíram com a construção do Pathfinder, que tem pouco mais de seis metros de altura. Quando eles já haviam trabalhado o suficiente para atrair a atenção da Universidade, um grupo se dedicou inteiramente a divulgar o projeto e conseguir patrocínio. Até a NASA auxiliou com a parte eletrônica.

O foguete deverá levar como carga útil uma câmera, montada na sua extremidade e que deverá transmitir ao vivo tanto o lançamento quanto o retorno: um pára-quedas deverá fazê-lo cair de forma controlada no Oceano Atlântico.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Foguetes
  • Exploração Espacial

Mais tópicos