Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Brasil testará satélite recuperável em setembro

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/07/2004

Brasil testará satélite recuperável em setembro

O Instituto de Aeronáutica e Espaço de São José dos Campos (SP) espera iniciar em meados de setembro uma nova etapa de testes do SARA, um satélite recuperável voltado à realização de experimentos em microgravidade.

Segundo o engenheiro Paulo Moraes Jr, coordenador do projeto SARA, os ensaios destinam-se à verificação do sistema de recuperação do equipamento. O teste ocorrerá na Restinga da Marambaia, no Rio de Janeiro. "Desta vez utilizaremos uma maquete em escala real do SARA, medindo 1m x 1,7m e peso de 250 kg, que será lançada de um helicóptero", declarou.

Durante a queda, será avaliada a abertura do conjunto de pára-quedas, responsáveis pela frenagem da plataforma espacial, a fim de que a mesma conserve a integridade da estrutura e dos experimentos no pouso.

Segundo Moraes, o SARA se tornará uma alternativa inovadora entre os instrumentos de pequeno porte para o envio de experimentos em microgravidade, uma vez que poderá ser reutilizado - ao contrário dos foguetes de sondagem -, e levará até 55 kg de carga-útil por até 10 dias em gravidade zero.

A exposição à uma gravidade reduzida favorece, entre outras aplicações, o desenvolvimento de fármacos. "Em microgravidade consegue-se uma maior homogeneidade na composição de substâncias, portanto, um medicamento com melhor desempenho", afirmou Moraes Jr, durante palestra no Ciclo Quintas Espaciais, promovido pela Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Para o tecnologista, o SARA vem de encontro ao objetivo de oferecer meios de baixo custo de acesso ao espaço para a comunidade científica. "Tecnologia espacial não se encontra na esquina. Só se consegue obtê-la, desenvolvendo", disse.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Satélites Artificiais
  • Exploração Espacial
  • Foguetes
  • Sondas Espaciais

Mais tópicos