Meio ambiente

Satélite Aura irá monitorar o clima da Terra

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/07/2004

Satélite Aura irá monitorar o clima da Terra

Após dois adiamentos, deverá ser lançado hoje o satélite Aura, o mais avançado conjunto de instrumentos científicos para o monitoramento da saúde da atmosfera terrestre, inclusive da camada de ozônio e dos efeitos da poluição sobre todo o planeta.

O satélite Aura é o terceiro de um conjunto de satélites da NASA voltados à observação da saúde do planeta. Os outros dois são o Terra, que monitora os ambientes terrestres e o Aqua, que observa os ciclos da água em todo planeta.

O novo satélite irá ajudar os cientistas a entender como a composição atmosférica afeta e responde a alterações no clima da Terra. O Aura ajudará a desvendar os processos que interconectam a qualidade do ar em termos locais e globais. Ele também irá monitorar a recuperação da camada de ozônio, que protege nosso planeta das radiações solares.

A bordo do Aura estão quatro instrumentos, cada um projetado para pesquisar diferentes aspectos da atmosfera terrestre. Os instrumentos fornecerão o quadro mais completo da composição da atmosfera terrestre que os cientistas já construíram. A pesquisa incluirá desde a troposfera, onde nós vivemos, até a estratosfera, onde fica a camada de ozônio que torna possível a vida como a conhecemos.

Juntos, os instrumentos do Aura deverão responder definitivamente a três questões cruciais: a primeira delas é se a camada de ozônio está se recuperando. A camada de ozônio, localizada na estratosfera, é uma barreira que protege a vida na Terra da radiação ultravioleta constantemente emitida pelo Sol. Além de medir a camada de ozônio propriamente dita, os equipamentos do Aura também irão monitorar os poluentes que contribuem para sua destruição.

A segunda pergunta que o novo satélite deverá responder é se a qualidade do ar na Terra está ficando pior. O primeiro nível da nossa atmosfera, conhecido como troposfera, é constantemente afetado pela atividade humana. O Aura fará as primeiras observações do espaço em busca de padrões e tendências que possam afetar a qualidade do ar que respiramos.

Por último, o Aura deverá responder se o clima da Terra está realmente mudando. O vapor d'água e o ozônio nas camadas superiores da atmosfera são fatores importantes na manutenção da temperatura global. Os instrumentos do Aura medirão os níveis e a distribuição desses gases para que os cientistas possam ter um melhor entendimento sobre como eles regulam nosso clima.