Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais de Natal terá estação terrena

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/07/2004


Uma nova estação terrena de recepção de dados acaba de ser adquirida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O sistema, que será instalado no Inpe/Natal, custou US$ 1,2 milhão e deve começar a operar dentro de um ano.

De fabricação francesa, a estação será utilizada para a recepção de dados dos satélites científicos EQUARS, MIRAX, MCE e FBM (French-Brazilian Microsatellite), a serem desenvolvidos pelo Instituto - este último dependendo de reavaliação por parte do Brasil, já que a França não participará das próximas fases do projeto.

A estação também receberá dados do satélite COROT, programa desenvolvido e coordenado pela agência espacial francesa (CNES), que contará com a participação de astrônomos brasileiros de várias universidades.

Compatível com as recomendações do Comitê Consultivo para Sistemas Espaciais de Dados (CCSDS), o sistema trabalhará como estação remota, comandada diretamente pelo Centro de Controle de São José dos Campos (SP). A separação dos fluxos de dados de telemetria de tempo real, armazenada, e dados científicos é realizada na própria estação, que guarda os dados para recuperação pelo Centro de Controle e pelos cientistas.

O satélite científico EQUARS, que começa a ser desenvolvido no segundo semestre deste ano, terá como uma de suas funções apoiar o Sistema de Coleta de Dados do Instituto, hoje operado pelos satélites SCD-1, SCD-2 e CBERS-2.

Além de oito experimentos - quatro do Brasil, dois dos Estados Unidos, um do Japão e um do Canadá -, a carga útil do EQUARS contemplará também um transponder (repetidor de coleta de dados). A iniciativa faz parte da política do Inpe de embarcar um repetidor em cada novo satélite a ser lançado, de modo a incrementar o sistema hoje existente. O lançamento do EQUARS, que será totalmente desenvolvido, integrado e testado pelo Instituto, está previsto para 2007.

A missão científica EQUARS visa o estudo dos processos dinâmicos e fotoquímicos na baixa, média e alta atmosfera e ionosfera na região equatorial, com ênfase em tópicos de grande interesse científico.

O micro-satélite deverá ter apontamento terrestre, com controle de atitude em três eixos e de órbita, o que implica na utilização de propulsão e, possivelmente, de roda de momento. O desenvolvimento do sistema de controle de atitude e órbita, incluindo o computador de bordo para controle das cargas úteis, deverá ser efetuado pelo Inpe, em um esforço de capacitação nacional nesse campo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Satélites Artificiais
  • Antenas
  • Exploração Espacial
  • Políticas de Ciência e Tecnologia

Mais tópicos