Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Sonda que traz amostras do espaço será capturada no ar por um helicóptero

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/09/2004

Sonda que traz amostras do espaço será capturada no ar por um helicóptero

Três anos depois do seu lançamento, a sonda espacial Genesis está prestes a trazer para a Terra as primeiras amostras do espaço exterior desde que cessaram as viagens à Lua. E o seu retorno não poderia ser mais espetacular. Para não colocar sua carga em risco, ela será capturada ainda em vôo por um helicóptero, numa manobra digna dos melhores filmes de ação.

No dia 8 de Setembro, o módulo que carrega as preciosas amostras de partículas solares deverá entrar na atmosfera terrestre, abrindo seu pára-quedas tão logo atravesse a zona de atrito, que elevará sua temperatura externa a mais de 1.000º C.

Mas os cientistas não querem arriscar sua preciosa carga: eles acreditam que mesmo o choque relativamente suave da sonda com o solo poderia danificar as amostras.

Por isto, um helicóptero utilizará uma armação de aço para capturar o pára-quedas e a sonda antes que eles atinjam o solo, recolhendo a sonda com toda a suavidade possível. A tripulação do helicóptero é formada por pilotos militares e dublês de filmes de ação, acostumados com manobras tão precisas. A foto mostra o treinamento da equipe.

Lançada em Agosto de 2001, a sonda Genesis capturou partículas de vento solar em pastilhas ultra-puras de ouro, safira, silício e diamante. A seguir, a sonda automaticamente lacrou o invólucro de coleta, que só será aberto em uma sala ultra-limpa de um laboratório da NASA.

Os cientistas esperam que a análise das partículas do vento solar dêem informações vitais sobre a composição do Sol e lancem alguma luz sobre as origens do nosso Sistema Solar.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Espacial
  • Universo e Cosmologia
  • Sondas Espaciais
  • Aviões

Mais tópicos