Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Uma janela para o céu; e para a Terra

Agostinho Rosa - 17/09/2004

Uma janela para o céu e para a Terra

"Um momento perfeito no tempo." Assim o capitão Jean-Luc Picard, da espaçonave Enterprise, definiu a primeira vez em que ele viu a Terra do espaço. Na vida real, Yuri Gagarin foi o primeiro ser humano a viver esse momento, e o transmitiu com a simplicidade que a ocasião exigia: "A Terra é azul."

O sonho de ver a Terra do espaço, e o espaço além da Terra, preenche o imaginário humano há eras. Algo agora mais próximo de se tornar realidade, pelo menos para os mais afortunados, com alguns milhões para pagar por uma viagem espacial. Ainda longe de se tornar rotina ou estar ao alcance da ampla maioria, o turismo espacial deverá se tornar uma realidade ainda nesta geração.

Mas afortunados mesmo são os astronautas, cujo trabalho lhes dá o espetáculo de graça. E, para que esse espetáculo seja ainda mais grandioso, ficou pronta uma cúpula a partir da qual será possível admirar a Terra, e o espaço além dela, de forma até hoje além da imaginação.

Apesar da paisagem estonteante, os astronautas sempre estiveram limitados a janelas minúsculas, menores do que as dos aviões, devido ao risco de que elas sejam atingidas por micrometeoros. Mas agora, com o desenvolvimento de novos materiais transparentes ultra resistentes, foi possível a construção de um aparato muito mais amplo, realmente voltado para a observação.

A Cupola (o nome é italiano), uma estrutura em forma de domo com dois metros de diâmetro e 1,5 de altura, será instalada num futuro próximo na Estação Espacial Internacional. Além de permitir horas de deleite aos astronautas, a Cupola também cumprirá um papel de segurança, permitindo a constante inspeção visual da própria Estação, limitando os passeios espaciais às situações realmente críticas.

E permitirá que os astronautas que fiquem na Estação guiem seus colegas que estejam efetuando trabalhos no lado de fora, além de controlarem o braço robótico externo com acompanhamento visual direto, sem as limitações das imagens de câmeras.

A Cupola teve elementos construídos por uma série de parceiros, mas a maior parte deles, além da montagem final, foi feita pela empresa italiana Alenia Spazio. Ela será agora transportada da Europa para os Estados Unidos, onde deverá chegar em Novembro, para os testes finais, a serem feitos no Centro Espacial Kennedy, Flórida.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Espacial
  • Universo e Cosmologia
  • Estação Espacial Internacional

Mais tópicos