Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

NASA vai lançar sonda espacial totalmente autônoma

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/10/2004

NASA vai lançar sonda espacial totalmente autônoma

A NASA anunciou que está ultimando os preparativos para lançar sua primeira sonda espacial totalmente autônoma, capaz de localizar seu alvo, aproximar-se e cumprir sua missão sem a necessidade de qualquer comando emitido pela central de controle. O lançamento deverá ocorrer a partir do dia 26 de Outubro, a bordo de um foguete Pegasus.

A sonda autônoma foi batizada de DART, uma sigla para "Demonstration of Autonomous Rendezvous Technology", ou demonstração de tecnologia de aproximação autônoma.

A NASA terminou os testes em terra, os quais demonstraram a capacidade do hardware e do software da sonda comunicarem entre si com o objetivo de levar a sonda espacial autonomamente rumo à localização e aproximação de um objeto alvo.

A DART utiliza um sistema de direção por vídeo, que opera conjuntamente com outras tecnologias, como o GPS e algoritmos especiais para o cálculo de aproximação segura com outro objeto. Esses algoritmos funcionam como um cérebro da sonda, enviando comandos para virar, acelerar ou frear, permitindo a aproximação cuidadosa com o alvo.

Os testes mostraram que a sonda autônoma é capaz de realizar várias manobras, incluindo evitar colisões, aproximações horizontais e transição para manobras de atracamento.

"A automação desses tipos de manobra, demonstrada pelas tecnologias da DART, irá beneficiar o desenvolvimento de futuros sistemas espaciais que exijam montagens no espaço, serviços ou outras operações autônomas de aproximação," afirmou Jim Snoddy, gerente da missão.

O foguete Pegasus que levará a DART ao espaço será lançado a partir de um avião Stargazer L-1011, voando a uma altitude de cerca de 12.000 metros.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sondas Espaciais
  • Estação Espacial Internacional
  • Exploração Espacial
  • Foguetes

Mais tópicos