Espaço

Novo telescópio exigirá uma ferrovia espacial

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/10/2004

Novo telescópio exigirá uma ferrovia espacial

Uma equipe de pesquisadores da NASA está estudando a construção de uma ferrovia no espaço para servir de base um novo telescópio. Já batizado de SPIRIT ("Space Infrared Interferometric Telescope"), o novo telescópio espacial deverá gerar imagens de galáxias, estrelas e planetas tão detalhadas que será possível analisar a composição química da atmosfera de planetas situados fora do Sistema Solar.

O conceito do SPIRIT é inovador. São na verdade dois telescópios pequenos, colocados em lados opostos de um trilho de 40 metros de comprimento. Cada um deles se movimentará ao longo dos trilhos como se fossem locomotivas, combinando suas imagens por meio de uma técnica conhecida como interferometria para atingir uma resolução que, de outra forma, exigiria um telescópio único de 40 metros de diâmetro.

A equipe de cientistas está efetuando o planejamento da construção do novo telescópio espacial, desenvolvendo os conceitos e criando uma lista de todas as tecnologias que ainda deverão ser desenvolvidas para viabilizar a missão. O relatório deverá estar pronto no início de 2005.

O SPIRIT irá examinar o Universo nos comprimentos de onda infravermelho distante e sub-milimétrico, ambos invisíveis aos olhos humanos.

Um dos desafios técnicos será a manutenção dos espelhos dos dois telescópios em temperatura extremamente baixa, ao redor de 4 graus Kelvin ou -269º C. Isto é necessário para que o próprio calor do espelho não obscureça as delicadas fontes de luz infravermelha que ele irá tentar coletar.