Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Astrônomos criam estrela artificial com raio laser

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/11/2004

Astrônomos criam estrela artificial com raio laser
O raio laser funciona como uma estrela artificial para ajustar o sistema de óptica adaptativa.
[Imagem: Caltech]

Raio laser no céu

O Telescópio Hale, instalado no Monte Palomar, tem captado a luz das profundezas do Universo nos últimos 55 anos. Mas agora ele finalmente enviou alguma coisa de volta: uma equipe de astrônomos do Instituto de Tecnologia da Califórnia, da Universidade de Chicago e do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA criaram uma estrela artificial, ao propagar pelo espaço um feixe de raio laser de 4 watts.

Muitas crianças já fizeram isso antes, utilizando feixes de laser menos potentes, comprados em lojas de brinquedos. Mas o laser apontado para o céu pelos cientistas é apenas o primeiro passo de um programa que visa expandir a fração do céu disponível para observação por meio de uma técnica conhecida como óptica adaptativa.

Óptica adaptativa

A óptica adaptativa permite que os astrônomos corrijam as imagens aleatórias produzidas pela atmosfera terrestre, dando-lhes uma visão que freqüentemente ultrapassa em qualidade aquela produzida por pequenos telescópios espaciais, que não estão sujeitas à ação da atmosfera.

Os cientistas já utilizam a técnica há bastante tempo, utilizando estrelas naturais como guia. Mas isso só é possível se existir uma estrela brilhante bastante próxima ao objeto que estiver sendo observado.

O sistema de óptica adaptativa utiliza a estrela como uma fonte por meio da qual os astrônomos monitoram e corrigem as distorções produzidas pela atmosfera.

Estrela artificial

Agora o raio laser irá funcionar como uma estrela corretiva artificial, podendo ser colocada em qualquer lugar do céu que os astrônomos quiserem observar, não precisando se limitar a locais onde o próprio Universo providenciou estrelas naturais.

A uma altitude de cerca de 100 quilômetros, o feixe de raios laser cria pequenas luzes brilhantes a partir do sódio em gás. O brilho refletido por essa nuvem de gás serve como uma estrela artificial para o funcionamento do sistema de óptica adaptativa, que é capaz de efetuar até 2.000 correções por segundo.

O raio laser é muito fraco e só poderá ser visto por quem estiver muito próximo ao telescópio. A nuvem de sódio torna sua luz ainda mais tênue, exigindo a utilização do equipamento de óptica adaptativa para tirar proveito de sua luminosidade. Desta forma ele não atrapalhará nenhum outro tipo de observação do céu.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telescópios
  • Raios Laser
  • Universo e Cosmologia
  • Geração de Energia

Mais tópicos