Espaço

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/01/2005

Robô Opportunity encontra meteorito em Marte

[Imagem: NASA/JPL-Caltech]

Meteorito em Marte

É muito famosa a lenda de que dois raios não cairiam no mesmo lugar: mas eles caem.

E não é só por aqui que as coincidências acontecem. No mesmo lugar onde aterrissou o robô Opportunity - chamado de Meridiani Planum - há algum tempo atrás caíra outro corpo vindo do espaço - um meteorito metálico muito raro.

"Esta é uma surpresa enorme," afirmou o Dr. Steve Squyres, principal cientista responsável pelos instrumentos do robô.

Desde que desceu em Marte, o Meridiani Planum tem sido a casa do Opportunity. O meteoro foi encontrado bem próximo onde estão os destroços do escudo que protegeu o robô quando ele entrou na atmosfera de Marte.

Do tamanho de uma bola de basquete, o meteorito é de um tipo bastante raro na Terra, totalmente metálico. Segundo o espectrômetro do Opportunity, o meteoro - batizado de Pedra do Escudo de Calor - é formado basicamente de ferro e níquel.

"Eu nunca pensei que poderíamos usar nossos instrumentos em uma rocha originada em outro lugar que não fosse Marte," afirmou o Dr. Squyres. "Pense sobre de onde um meteorito de ferro pode vir: um planeta destruído ou um planetóide grande o suficiente para diferenciar um núcleo metálico e um manto rochoso."