Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Novo satélite chinês-brasileiro será lançado em 2006

Agência FAPESP - 31/05/2005

Novo satélite chinês-brasileiro será lançado em 2006

O Cbers-2B, nova unidade do programa de satélites de recursos terrestres, parceria entre Brasil e China, será lançado em outubro de 2006. O cronograma acertado entre brasileiros e chineses prevê ainda o lançamento do Cbers-3 para 2008.

Representantes dos dois países estiveram reunidos no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP). Foi a segunda reunião dos membros do comitê conjunto do programa desde a assinatura do acordo entre os dois países, em 2002. Pelo acordo, integrantes do Inpe e da Administração Nacional de Espaço da China (CNSA) deverão participar também da montagem do Cbers-4, que ainda não tem data para ser lançado.

A aprovação do cronograma ocorreu com base nos relatórios de trabalho apresentados pelos técnicos dos dois países. Os dois documentos relativos à revisão preliminar dos satélites 3 e 4 também foram analisados. Um novo encontro será feito em agosto, em Pequim, na China, para reavaliar os relatórios.

O Cbers-2B será integrado com peças e equipamentos sobressalentes do Cbers-2, em órbita terrestre desde outubro de 2003. Em abril de 2004, os técnicos identificaram uma falha nesse satélite. Na reunião em São José dos Campos também ficou definido que um relatório técnico detalhado sobre as causas do problema deverá ficar pronto em dois meses.

Até o momento, segundo informou o comitê, sabe-se que a perda de uma das duas baterias do satélite foi uma falha isolada, que não deve comprometer os demais equipamentos. Até que as análises sejam detalhadas, a rotina operacional do Cbers-2 ficará restrita ao imageamento do Brasil e da China.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Satélites Artificiais
  • Sondas Espaciais
  • Monitoramento Ambiental

Mais tópicos