Espaço

Sonda Impacto Profundo agora vem em direção à Terra

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/07/2005

Sonda Impacto Profundo agora vem em direção à Terra

Dezessete dias depois de seu histórico encontro com o cometa Tempel 1, a sonda espacial Impacto Profundo realizou com sucesso uma manobra que a colocou em direção à Terra. Mas não é preciso nenhum alarme. Não haverá nenhum choque com nosso planeta, mesmo porque a sonda só levava um "projétil", que se vaporizou contra a superfície do cometa.

Ao contrário do que os cientistas esperavam, a parte principal da sonda, que ficou à distância filmando o choque, resistiu bravamente a todos os detritos levantados no momento do impacto, assim como à poeira da cauda do cometa. Finda a missão, eles verificaram que a sonda continuava funcionando perfeitamente. E, como a missão foi muito precisa, seu tanque de combustível estava praticamente cheio.

Com toda essa reserva, os cientistas resolveram utilizar a Impacto Profundo em uma segunda missão. Para isso, eles a estão dirigindo para estudar outros cometas. Para mantê-la operacional e ao alcance de seus comandos, eles a colocaram numa nova órbita, pela qual ela deverá fazer um "sobrevôo" sobre a Terra em 2007.

Embora haja candidatos naturais, a NASA ainda não anunciou qual cometa deverá ser estudado a seguir. A agência espacial afirmou que, antes de decidir, irá ouvir todas as propostas dos cientistas, assim como verificar as opções de financiamento para a nova missão.

Mesmo não possuindo outro projétil, os instrumentos da nave são os mais precisos já enviados ao espaço para o estudo de cometas e poderão ser de grande valia para capturar novos dados sobre esses corpos celestes, considerados os "dinossauros" do espaço, tendo a mesma composição que apresentavam na época em que o Sistema Solar foi criado.