Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

NASA começa a testar jipe extraterrestre

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/09/2005

NASA começa a testar jipe extraterrestre

De olho em seu projeto de retornar à Lua na próxima década, a NASA começou a testar o seu novo "jipe extraterrestre". É que o projeto é ambicioso: segundo a agência espacial norte-americana, o objetivo é construir um veículo que possa "ser utilizado na Lua, em Marte e, talvez, além."

O jipes lunares foram utilizados em três missões Apollo. Sua versão mais moderna, que começou os testes de campo nesta semana, foi batizada de SCOUT ("explorador"); a palavra é uma sigla para "Science Crew Operations and Utility Testbed".

Como os antigos jipes lunares, o SCOUT poderá ser dirigido pelos astronautas. Mas ele pode também ser dirigido remotamente, além de ser capaz de efetuar manobras autônomas.

Durante a apresentação do novo jipe, um "astronauta" desceu do veículo para efetuar explorações. E, à medida em que ele se afastava, o jipe o acompanhava, mantendo uma distância segura, mas que facilita o retorno do astronauta ao seu interior, sem precisar fazer toda a caminhada de volta.

O SCOUT é capaz de andar a uma velocidade de até 12 km/h, passar sobre rochas de 30 centímetros de altura e subir ladeiras com 10 graus de inclinação. Embora pareça pouco, na gravidade de Marte, essa força será capaz de fazê-lo subir por inclinações de 30 graus.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Espacial
  • Marte
  • Robôs Espaciais

Mais tópicos