Espaço

Receita de sopa primordial ensina como se constrói um cometa

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/09/2005

Receita de sopa primordial ensina como se constrói um cometa
"Receita" mostra como se faz um cometa.
[Imagem: NASA]

Receita de cometa

Quando a sonda Impacto Profundo atingiu o cometa Tempel 1, no último dia 4 de Julho, ela liberou no espaço o que os cientistas chamam de "sopa primordial", os ingredientes que estavam presentes quando o nosso Sistema Solar foi formado.

Agora, depois de analisar os dados coletados pela sonda, eles liberaram a primeira versão da receita dessa sopa.

"A sonda Impacto Profundo funcionou. Nós estamos agora montando uma lista de ingredientes de como se faz um cometa, que será utilizada por outros cientistas por anos," explica Carey Lisse, responsável pelas observações feitas pelo telescópio espacial Spitzer.

A lista contém muitos elementos sólidos, que os cientistas esperavam mesmo encontrar, como os silicatos - areia, para ser mais simples.

Ingredientes secretos

Mas,como em toda boa receita, há ingredientes que podem ser o segredo da sopa. Argila e carbonatos não eram esperados. Pelo simples fato de que, para se formarem, eles exigem água em estado líquido.

"Como argila e carbonatos se formam em cometas congelados?" perguntou Lisse durante a reunião anual da Division for Planetary Sciences, em Cambridge, Inglaterra. "Nós não sabemos, mas sua presença pode significar que o sistema solar primordial foi fruto de uma mistura ampla, permitindo que material formado próximo ao Sol, onde a água é líquida, e material congelado além de Urano e Netuno, se misturassem num mesmo corpo [celeste]."

Os cientistas também encontraram compostos químicos nunca antes observados em cometas, como elementos ferrosos e hidrocarbonos aromáticos, muito comuns nos canos de escapamentos de automóveis.

Segundo a teoria atualmente aceita, os cometas e asteróides originaram-se de uma sopa de compostos químicos que giravam ao redor do nosso Sol quando ele ainda era jovem, há cerca de 4,5 bilhões de anos atrás. Como os cometas se formaram nas regiões mais exteriores e congeladas de nosso Sistema Solar, um pouco desse material original continua congelado em seu interior.